As buscas realizadas esta quarta-feira na Câmara Municipal de Bragança pela Polícia Judiciária (PJ) foram pedidas pela Procuradoria Europeia, por suspeitas de fraude nas obras de construção da ampliação da Zona Industrial das Cantarias.
Corpo do artigo
Segundo informações recolhidas pelo Jornal de Notícias, as diligências da PJ estão inseridas no âmbito de um inquérito conduzido pelo Gabinete da Procuradoria Europeia no Porto e dizem respeito a alegadas fraudes com fundos europeus relacionados com as obras da zona industrial das Cantarias, financiadas em 3,4 milhões de euros por fundos europeus.
A PJ efetuou buscas nos serviços da Câmara e em duas empresas, apurou o JN.
Em causa pode estar a prática de crimes de fraude na obtenção de subsídio, participação económica em negócio, prevaricação, violação de regras urbanísticas e corrupção.
As obras envoltas em polémica foram realizadas nos mandatos do anterior presidente da Câmara, Hernâni Dias, eleito deputado pelo Partido Social Democrata nas últimas legislativas. As diligências de investigação realizadas por inspetores da PJ visaram ainda a ação de um funcionário municipal.