
Suspeito foi detido pelo NIC da GNR de Penafiel
José Carmo / Global Imagens
Um homem de 28 anos foi detido pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Penafiel, por furto de carros. Estava com pena suspensa pelo mesmo tipo de crimes e é suspeito de cerca de 30 assaltos nos últimos três meses, na região do Vale do Sousa, e de ter utilizado cartões bancários das vítimas para efetuar pagamentos por "contactless".
Corpo do artigo
O detido, natural de Boelhe, estava a ser investigado há cerca de três meses, depois de já ter sido detido por estar ligado a meia centena de furtos praticados desde o Vale do Sousa até ao Porto, em coautoria com mais três pessoas, entre as quais o casal que em abril, foi apanhado a consumir droga no interior do carro, junto da filha de dois anos.
Condenado em junho deste ano a uma pena suspensa por dois furtos e três roubos cometidos no ano de 2020, o indivíduo manteve a prática criminosa, para alimentar a sua dependência das drogas. Assim, nos últimos três meses, levou a cabo cerca de três dezenas de crimes na região do Vale do Sousa. O homem arrombava viaturas estacionadas na via pública e furtava todo o material que encontrava no interior e que vendia ou trocava por drogas. Furtou ainda documentos e equipamentos eletrónicos, assim como cartões bancários com os quais, através da tecnologia "contactless", efetuou pagamentos.
No dia em que foi detido, sábado, dia 3 de setembro, o suspeito ainda terá realizado mais três assaltos em Parada de Todeia, Paredes. De dois carros furtou documentos e equipamentos eletrónicos e entrou numa casa, de onde levou uma motorizada. No mesmo dia, abordou duas pessoas que ameaçaram chamar as autoridades e o afugentaram, mas ele regressou pouco depois com dois paus, e agrediu-as. Também bateu no dono de um carro que tentou furtar, também em Parada de Todeia, quando este, apercebendo-se do furto o tentou impedir.
Presente a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Penafiel, foi colocado em prisão preventiva.
