
Detido já tinha cumprido pena de prisão por furtos
Foto: Pedro Granadeiro
Um homem com um longo cadastro por assaltos foi detido durante a madrugada desta sexta-feira devido às suspeitas de diversos furtos, incluindo o do automóvel que conduzia sem carta. Suspeito agrediu um agente da PSP, em Braga.
O suspeito, de 39 anos, conduzia um carro furtado e preparava-se para vender diversos objetos, também furtados, nas imediações do Bairro Social das Enguardas, na freguesia de São Victor, em Braga, aquando da intervenção da PSP.
Os agentes das Esquadras de Intervenção Rápida e de Investigação Criminal, apoiados por outros profissionais, em carros-patrulha da PSP, cercaram o suspeito que, ao tentar fugir, acabou por agredir um dos polícias.
Segundo comunicado enviado pelo Comando Distrital de Braga da Polícia de Segurança Pública, "no decorrer de uma ação de policiamento de prevenção e de combate à criminalidade, os polícias avistaram um indivíduo a circular numa viatura que apresentava comportamento suspeito", pelo que resolveram atuar, começando por abordar o suspeito.
"Neste seguimento, a PSP de Braga, procedeu à abordagem do suspeito, um cidadão de 39 anos de idade, o qual manteve uma atitude agressiva, vindo a agredir um dos polícias", refere a nota. A partir desse momento, a ação policial tomou outro rumo.
"Durante a intervenção policial, foi ainda verificado que o referido indivíduo não possuía qualquer documento que o habilitasse ao exercício da condução e no decurso das diligências efetuadas, foi possível igualmente apurar que a viatura em que circulava havia sido furtada, contendo no seu interior diverso material suspeito de proveniência ilícita", concluem as autoridades.
"O suspeito encontra-se referenciado pela prática de diversos crimes", tendo sido apresentado durante a tarde desta sexta-feira ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Ministério Público e depois ao Tribunal de Instrução Criminal de Braga, que decretou prisão preventiva.
Nélson ("Delfis"), que tinha cumprido uma longa pena de prisão no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira por furtos, era suspeito de reincidir no mesmo tipo de crimes, pelo que andava a ser controlado pela PSP de Braga.
