A PSP deteve dois homens, com 27 e 42 anos, fortemente indiciados da prática de vários roubos, na ilha de São Miguel. O último ocorreu no passado dia 5, quando perseguiram, agrediram e roubaram um turista de nacionalidade inglesa, na cidade de Ponta Delgada.
Corpo do artigo
Segundo refere a PSP, em comunicado divulgado esta quarta-feira, o crime ocorreu durante a madrugada quando os dois arguidos e, já depois de terem perseguido o turista, o agrediram para lhe roubar dinheiro e outros artigos pessoais. Em resultado das agressões a vítima teve de receber tratamento médico no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.
A investigação realizada pelos investigadores da PSP permitiu apurar que sobre um dos arguidos "recaíam, também, fortes indícios de ser o principal autor de dois outros crimes de roubo, tendo num dos quais recorrido a uma pedra para agredir a vítima, causando-lhe ferimentos ao nível da face que motivaram, também, assistência em unidade hospitalar".
Além disso, os dois homens, já referenciados pela PSP, já cumpriram penas de prisão efetivas por roubos, "subsistindo, ainda, a convicção de que se dedicavam à atividade criminosa com o propósito de obtenção de quantias monetárias que lhes permitissem sustentar a dependência de que ambos padecem relativamente ao consumo de drogas duras".
Após terem sido ouvidos em primeiro interrogatório judicial, os arguidos ficaram em prisão preventiva.
O Comando Regional dos Açores sublinha a importância da pronta intervenção conjunta concretizada pelas autoridades judiciárias e policiais, na medida em que a resposta eficiente e eficaz do sistema de justiça permitirá restabelecer a ordem, segurança e tranquilidades públicas após a detenção de dois arguidos responsáveis pela prática de vários episódios recentes ligados a criminalidade violenta e grave cometidos em pleno centro de Ponta Delgada.