Cadáver encontrado com pulseira hospitalar era de utente que esteve na Urgência do São Francisco Xavier

Cadáver era de utente que esteve na Urgência do São Francisco Xavier
Foto: Nuno Pinto Fernandes
Foi encontrado um cadáver, esta quarta-feira, em adiantado estado de decomposição, nas imediações do Hospital São Francisco Xavier, onde foi à Urgência a 14 de novembro, tendo abandonado o serviço após ser triado.
O corpo foi visto por agentes da PSP e tinha uma pulseira hospitalar. Os polícias faziam a manutenção do sistema de videovigilância da sede da Divisão Criminal quando viram o cadáver. Eram 11 horas e rapidamente os agentes se deslocaram para o local, na Estrada do Forte do Alto do Duque.
A Unidade Local de Saúde Lisboa Ocidental (ULSLO) adiantou hoje que o corpo é de "um utente que deu entrada no Serviço de Urgência (SU) desta ULS no dia 14 de novembro". No âmbito desse episódio de urgência, "o utente foi triado, observado, efetuou vários meios de diagnóstico e terapêutica, encontrando-se orientado e autónomo - e por isso sem necessidade de pulseira de localização". Ainda segundo a ULSLO, "dado o facto de não responder a nova chamada para observação, os serviços tentaram contactar telefonicamente o utente e o contacto de referência, sem sucesso. Perante isso, foi feita notificação junto da PSP e considerado o abandono do SU pelo utente".
A ULSLO assegura que desenvolveu todos os esforços, do ponto de vista assistencial e processual, para dar a resposta adequada a esta situação, lamentando o óbito.

