Cadeia de alta segurança de Alcoentre fica a 3 km de Vale de Judeus e tem mais de 600 reclusos
A cadeia de Alcoentre, de onde esta segunda-feira dois reclusos se evadiram, está localizada a pouco mais de três quilómetros da prisão de Vale de Judeus. É considerada como de alta segurança e tem capacidade para 626 reclusos.
Corpo do artigo
O Estabelecimento Prisional de Alcoentre, localizado no concelho de Azambuja, tem um bloco central, que integra três alas prisionais, área oficinal, cozinha, enfermaria, escola, ginásio, biblioteca, setor de segurança e instalações para o pessoal, descreve a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP). Existe ainda um Pavilhão Complementar, com duas alas, ginásio e polidesportivo e três pavilhões destinados a alojar reclusos colocados em regime aberto, construídos em 1993.
A população da cadeia, que tem uma capacidade para 626 reclusos, "é essencialmente constituída por reclusos condenados em cumprimento de penas de prisão superiores a três anos, maioritariamente oriunda da área da Grande Lisboa", aponta a DGRSP.
A cadeia dista apenas cerca de três quilómetros de Vale de Judeus, de onde cinco reclusos se evadiram a 7 de setembro de 2024. Estes cinco homens foram recapturados ao longo dos cinco meses de buscas.