Ex-autarca de Santa Comba Dão e mais oito arguidos são acusados pelo Ministério Público, incluindo empresa alegadamente beneficiada.
Corpo do artigo
João Lourenço, o engenheiro civil, de 57 anos, que foi presidente da Câmara de Santa Comba Dão (PSD) entre 2005 e 2013 está acusado pelo Ministério Público (MP) de pagar a uma empresa 688 870, 55 euros por obras que não executou, de ter aberto concursos públicos para justificar empreitadas já executadas e de fraude na obtenção de fundos comunitários no valor de centenas de milhares de euros. Como beneficiada surge a empresa Embeiral, de Travanca, Viseu, que fazia parte da Dão Gest, uma parceria público-privada.
O ex-autarca está acusado de três crimes de prevaricação de titular de cargo político, dois crimes de fraude na obtenção de subsídios, um deles na forma tentada, e um crime de falsificação de documentos. O processo envolve mais oito arguidos. Trata-se de João Antunes, engenheiro civil e adjunto do Gabinete de Apoio Pessoal à Presidência ; José Lage (engenheiro civil) e Manuel Gamito, (arquiteto), técnicos superiores do município. Estão ainda acusados a Embeiral- Engenheria e Construção SA, o presidente do Conselho de Administração, Carlos Marques Lemos, e os engenheiros civis da empresa, Élio Cardoso, Manuel Félix e Daniel Pereira.
Ler mais na edição impressa ou versão e-paper