O "rei dos catalisadores", assim chamado por ser suspeito de mais de 70 furtos desde o início do ano, escapou, na madrugada de anteontem, às autoridades. Foi perseguido 19 quilómetros entre o centro do Porto, onde foi detetado em flagrante em mais um roubo, e São Félix da Marinha, em Gaia.
Corpo do artigo
Mas a operação, que terminou num caminho florestal permitiu a detenção de um alegado cúmplice. Trata-se de outro rei ("king" em inglês) que chegou a ser estrela num programa da SIC, o "Factor X". Daduh King, nome artístico de Dário Ferreira, foi apanhado pela PSP no término da perseguição, enquanto o "rei dos catalisadores" conseguiu fugir pelo mato.
De acordo com informações recolhidas pelo JN, o "rei" e Daduh King foram detetados numa ação de vigilância de uma equipa de investigação criminal da PSP, na Rua Augusto Gil, na zona da Boavista, no Porto. Lá, Daduh King vigiava as movimentações, enquanto o "rei", chamado Vítor Macedo, estava a cortar o catalisador de um veículo estacionado na via pública. Após o corte, os dois homens regressaram ao carro, para onde levaram o material furtado.
Alerta geral na PSP
O "rei" sentou-se ao volante e o king no lugar de passageiros. Arrancaram com o veículo em direção à VCI e os polícias que estariam num veículo de vigilância descaracterizado começaram a segui-lo. Não teriam condições de segurança para deter ali os dois suspeitos. É que o "rei dos catalisadores" já protagonizou uma fuga em contramão, na VCI, pondo em risco inúmeras pessoas. Mas foi dado um alerta geral na PSP e várias patrulhas responderam ao apelo na tentativa de prender Vítor Macedo.
A equipa que tinha detetado os dois indivíduos seguiu discretamente o veículo suspeito até à A29, onde começaram a chegar os reforços.
Com vários carros policiais a aproximarem-se, o "rei dos catalisadores" percebeu que estava na iminência de ser preso e acelerou.
Saiu da autoestrada em São Félix da Marinha e conseguiu alcançar uma zona de mato. Entrou por um caminho florestal, onde os dois "reis" abandonaram o veículo. Lá dentro, a PSP acabaria por encontrar inúmeras ferramentas e material furtado, nomeadamente catalisadores.
Detido em obra
Daduh King fugiu para uma obra em construção situada nas imediações, mas foi visto por moradores, que alertaram a PSP. Foi ali detido. Já Vítor Macedo escapou pela vegetação, apesar de vários elementos da PSP se terem deslocado a S. Félix da Marinha para a operação de busca ao homem.
O King foi levado para a esquadra, onde foi constituído arguido e remetido à liberdade, até haver mais desenvolvimentos na investigação.
Três vezes detido em poucos dias e sempre libertado
O "rei dos catalisadores" passou a ser conhecido após ter protagonizado uma fuga às autoridades em marcha-atrás na VCI, provocando acidentes. Já era suspeito de dezenas de furtos de conversos catalíticos, mas saiu em liberdade. No mesmo dia, a 26 de maio, voltou a ser detido para ser interrogado no Tribunal de Gondomar, num outro processo de furto. Foi libertado outra vez até ser detetado a 5 de junho, no Bairro do Cerco, no Porto, na posse de um carro furtado, assim como de ferramentas usadas para cortar catalisadores. Foi detido pela patrulha da PSP e novamente levado a tribunal, que voltou a libertá-lo.