Os ministérios da Administração Interna e da Justiça confirmaram, esta tarde de segunda-feira, a captura de um dos três evadidos da cadeia de Caxias.
Corpo do artigo
"O detido, de nacionalidade chilena, encontra-se sob custódia das autoridades espanholas", referiu uma nota conjunta dos dois ministérios, acrescentando que logo após a fuga as autoridades portuguesas trocaram informação entre si e no âmbito "dos mecanismos de cooperação internacional", tendo sido desenvolvidas ações "que continuam em curso".
O JN apurou que os dois chilenos foram detidos no domingo, no aeroporto de Barajas, em Madrid, Espanha, na posse de passaportes falsos.
Um dos fugitivos, Roberto Ulloa, foi libertado pelos serviços aeroportuários, apurou o JN, cerca das 19 horas locais (18 horas de domingo em Portugal continental), por lhe ter sido negado lugar no Centro de Internamento de Estrangeiros, em Madrid.
Uma outra fonte ligada ao processo explicou à Lusa que um atraso no envio e receção em Espanha do mandado de detenção europeu (MDE) permitiu que um dos chilenos evadidos fosse libertado, facto para o qual também contribui não existir vaga no centro de detenção espanhol.
O outro chileno só não foi também libertado pelas autoridades espanholas, porque, depois de identificado, as autoridades verificaram que era procurado em Espanha por crimes cometidos neste país.
A mesma fonte admitiu que terá havido um "atraso" no envio do MDE, pois caso contrário teriam os dois chilenos ficado imediatamente detidos ao abrigo do MDE.
A fonte não soube explicar porque razão um dos chilenos, apesar de apresentar um passaporte falso, acabou por ser libertado por falta de espaço no centro de detenção local.
O outro fugitivo, Jorge Naranjo, está sob custódia policial na capital espanhola, e será presente a um juiz, ainda esta segunda-feira de manhã.
"A Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais confirma que já se encontra sob custódia um dos reclusos de nacionalidade chilena ontem evadido do Estabelecimento Prisional de Caxias, estando a envidar-se todos os esforços no sentido de recapturar os outros dois evadidos".
5678565
Os três reclusos, dois chilenos e um português, fugiram do Estabelecimento Prisional de Caxias, concelho de Oeiras, através da janela da cela que ocupavam, depois de serrarem as grades.
5678256
Em comunicado, a Direção-geral de Reinserção e Serviços Prisionais informou que os evadidos são dois cidadãos chilenos, com 29 e 30 anos, e um português com 30 anos e que "se encontravam presos a aguardar julgamento por crimes de furto e roubo".
* com Augusto Correia e Nuno Silva