A Polícia deteve quatro mulheres, com idades compreendidas entre os 19 e os 24 anos, por serem suspeitas da prática do crime de furto por carteirista, em Lisboa. Já haviam sido detidas, pelo mesmo tipo de crime, em 2023, 2024 e no mês passado.
Corpo do artigo
Em comunicado, divulgado esta segunda-feira, a PSP esclareceu que as mulheres foram intercetadas, no passado dia 15, cerca das 11.45 horas, em Belém, quando os agentes, pertencentes a uma equipa especialmente criada para combate ao fenómeno do carteirismo, as viram a assaltar um turista.
Segundo a Polícia, as suspeitas, "de forma astuciosa, coordenada e premeditada", aproximaram-se de um turista, abriram a bolsa a tiracolo do lesado e furtaram uma carteira que tinha no seu interior 70 mil ienes (cerca de 425 euros) e 50 euros em numerário e tentaram fugir, sendo intercetadas pelos polícias.
As detidas,"sobejamente referenciadas por este tipo de ilícitos", já haviam sido detidas em 2023, 2024 e em abril de 2025. Ouvidas em primeiro Interrogatório Judicial, foram libertadas e notificadas para julgamento em data posterior.