Carteiristas internacionais suspeitas de centenas de furtos foram apanhadas no Porto
Duas carteiristas, referenciadas por centenas de furtos em vários países europeus, foram detidas, na semana passada, no Porto. Apanhadas pelas "lebres" da PSP, em flagrante, a furtar uma turista que caminhava numa das ruas mais movimentadas da cidade, estavam na posse de 500 euros provenientes de crimes cometidos nesse dia. Também apresentaram documentos de identificação falsos e ficaram em prisão preventiva.
Corpo do artigo
As duas mulheres, de 37 e 46 anos e ambas com nacionalidade servo-croata, chegaram a Portugal depois de terem cometido diversos furtos em diferentes países. Na semana passada, foram sinalizadas a circular na Baixa do Porto, pela equipa especializada em crimes contra o património da PSP. Os agentes rapidamente montaram um sistema de vigilância que permitiria, pelas 14.20 horas de quinta-feira, observar as carteiristas a selecionar alvos vulneráveis, na Rua Sá da Bandeira.
A partir desta artéria, as carteiristas perseguiam os alvos até terem as condições ideais para furtar os seus pertences, como aconteceu com uma turista na Rua 31 de Janeiro. Sem ter detetado qualquer movimentação suspeita, a vítima ficou sem uma bolsa que, somados os objetos pessoais que tinha no interior, foi avaliada em 130 euros.