Um homem de 48 anos e uma mulher de 46 foram detidos em flagrante pela GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Barcelos, por suspeitas de crimes de roubo e burla a idosos. A detenção ocorreu na freguesia de Mar, no concelho de Esposende, depois de o casal cometer mais um roubo por esticão na via pública.
Corpo do artigo
As autoridades investigavam o casal desde abril deste ano, no âmbito de uma operação relacionada com crimes de burla e roubo a cidadãos idosos, com idades entre os 76 e os 94 anos, nos concelhos de Barcelos, Esposende, Guimarães, Vila Verde e Vila Nova de Famalicão.
De acordo com a GNR, os suspeitos utilizavam um esquema conhecido como “conto do vigário”, abordando as vítimas sob o pretexto de estarem a abrir uma loja de compra e venda de ouro. Fazendo-se passar por familiares ou conhecidos, convenciam os idosos a permitir a fotografia das suas peças em ouro. No momento da devolução, trocavam os objetos genuínos por outros falsos, só se apercebendo as vítimas do engano mais tarde.
Durante a operação que culminou na detenção, foram apreendidos dois telemóveis, 150 euros em numerário, uma máquina fotográfica, várias peças em ouro, uma caçadeira, uma carabina, uma pistola, 157 munições de diferentes calibres e diversos objetos utilizados nas burlas.
Os dois detidos, já referenciados por crimes semelhantes, foram presentes ao Tribunal Judicial de Guimarães, que lhes aplicou a medida de coação mais gravosa: prisão preventiva.
A GNR continua a investigação no sentido de apurar se existem mais vítimas associadas à atuação deste casal.