Esquema de burlas com viaturas de luxo leva casal português a extradição para a Alemanha

Foto: Rui Manuel Fonseca
A Polícia Judiciária (PJ) extraditou, ontem, dois cidadãos portugueses para a Alemanha, por suspeitas da prática de crimes de burla qualificada com carros de luxo. Os crimes terão ocorrido em Munique, em setembro de 2025.
Um homem e uma mulher, de 32 e 23 anos, respetivamente, foram extraditados para território alemão, no dia de ontem. De acordo com a PJ, o casal estará envolvido num esquema que passava pelo aluguer de viaturas de luxo, com o propósito de as transportar para fora da Alemanha e de serem entregues a outros elementos de uma organização criminosa. As viaturas eram depois vendidas e os lucros obtidos divididos pelos envolvidos no esquema.
Para além de alugar os carros em nome próprio, o homem dedicava-se ainda ao recrutamento de terceiros para participarem no esquema fradulento, anunciou a PJ.
Após a prática dos crimes, os suspeitos regressaram a Portugal. Foram localizados e detidos no passado dia 28 de janeiro, em Ponta Delgada, na sequência de um mandado de detenção emitido pelas autoridades alemãs, no âmbito de uma investigação relacionada com os crimes ocorridos em setembro do ano passado, em Munique.
Os dois cidadãos portugueses foram presentes ao Tribunal da Relação de Lisboa, onde lhes foi aplicada a medida de prisão preventiva, ficando a aguardar os desenvolvimentos do processo de extradição, ontem concluído.
