
Foto: Direitos reservados
O casal envolvido no rapto de um octogenário em Jungeiros, concelho de Aljustrel, que posteriormente foi assassinato e atirado a um poço, vai ser presente a um Juiz de Instrução Criminal (JIC), esta segunda-feira, a fim de lhe serem aplicadas as medidas de coação. O homem esteve também envolvido numa tentativa de assalto à mão armada.
Francisco Pratas, conhecido como "Chiquinho", de 40 anos, e Vanessa Sabino, de 39, raptaram na noite de sexta-feira Aníbal Bugadonho, de 81, ao que tudo indica para roubarem o idoso para adquirirem estupefacientes.
Leia também Idoso morto e atirado a poço no Alentejo. Corpo já foi retirado
O homem está a ser presente no Tribunal de Ferreira do Alentejo por uma tentativa de assalto à mão armada e será depois levado para o Tribunal de Ourique, onde será inquirido pelo rapto e homicídio do idoso. A mulher também vai ser ouvida neste tribunal pela coautoria destes últimos dois crimes.
O casal terá transportado a vítima na mala de uma Renault Clio de dois lugares, tendo como destino à barragem do Monte do Pardieiro, no concelho de Ferreira do Alentejo. Por motivos que a PJ está a investigar, já na madrugada de sábado, "Chiquinho" transportou o idoso para próximo de Ervidel, onde o atirou a um poço. Depois, voltou a Ferreira do Alentejo, onde perpetrou uma tentativa de assalto à mão armada cerca das 5 horas, visando dois caçadores que se encontravam no interior de uma viatura. Foi manietado pelas vítimas que chamaram a GNR. O homem foi detido e transportado para o hospital de Beja por ter sofrido ferimentos durante a disputa com os dois caçadores.
Enquanto isso, a mulher foi à GNR, queixando-se de ter sido raptada pelo companheiro, em conjunto com o idoso, e atirada a uma barragem, o que não se confirmou.
Depois de ter tido alta hospitalar, o suspeito foi levado para o Posto da GNR de Ferreira do Alentejo, onde confessou o crime à PJ, tendo indicado o local onde o corpo se encontrava. No domingo, Francisco Pratas terá confessado o envolvimento de Vanessa Sabino no rapto de Aníbal Bugadonho.
