A GNR deteve uma mulher e um homem, com 35 e 40 anos, respetivamente, por extorsão na Vila das Aves, Santo Tirso. O casal emprestava dinheiro e depois agredia e ameaçava de morte quem não conseguia pagar. Uma das vítimas tinha pago aos suspeitos 30 mil euros.
Corpo do artigo
No âmbito de uma investigação por crime de extorsão, militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Santo Tirso realizaram diligências que culminaram na identificação e localização dos suspeitos.
No decorrer da investigação, a Guarda apurou que o casal emprestava dinheiro a cidadãos com dificuldades financeiras "sendo que, no final de cada mês as vítimas teriam de devolver o valor em dobro e a falta de pagamento aumentaria a dívida", havendo duas mulheres, com 25 e 47 anos, que foram vítimas de agressões físicas e ameaçadas de morte por parte dos suspeitos, sendo que uma delas já tinha pago um valor aproximado de 30 mil euros aos suspeitos.
Foram realizadas duas buscas, uma domiciliária e outra em veículo, tendo sido apreendidas duas armas brancas, um telemóvel e diversos cadernos com anotações de pessoas extorquidas/vítimas.
Ouvidos em primeiro interrogatório judicial ficaram obrigados a apresentações periódicas no posto da GNR da área de residência e proibidos de contactar com as vítimas.