Um casal de assaltantes levou a filha, com menos de dois anos, para um roubo violento, cometido na madrugada de quarta-feira, em Matosinhos. A bebé foi encontrada no carro intercetado pela PSP minutos depois dos pais, com o auxílio de um terceiro elemento, terem sequestrado e agredido dois idosos para roubar um cofre.
Corpo do artigo
O pai da criança, de 38 anos, é um criminoso violento há muito referenciado pelas autoridades e, tal como a companheira, 33, e o comparsa, 21, será interrogado nesta quinta-feira, no Tribunal de Instrução Criminal do Porto.
Os assaltantes chegaram à Rua do Conde São Salvador, em Matosinhos pelas 3 horas e enquanto a mulher ficou de vigia ao volante do BMW, os dois homens tentaram forçar a entrada numa mercearia. A porta do estabelecimento resistiu e os assaltantes escalaram a parede para, através de uma varanda, entrar no primeiro andar do edifício, onde vivem os donos do espaço comercial. O casal, ele com 82 anos e ela com 76, foi surpreendido na cama e sequestrado.
Em seguida, o octogenário foi retirado do quarto e agredido para revelar a combinação que permitiria abrir o cofre que mantinha em casa, mas, apesar de ter sido atacado com violência, resistiu. A dupla de ladrões foi, então, buscar a mulher e, já à sua frente, continuou a bater no marido, que teve de receber assistência no hospital. Com medo das consequências das agressões, a esposa acabou por divulgar o código do cofre, que guardava dinheiro e joias.
Bebé junto à mãe enquanto pai roubava
Nesta altura, já um vizinho das vítimas tinha percebido que estava a decorrer um assalto e alertado a PSP. Uma equipa da Divisão de Investigação Criminal dirigiu-se para o local e conseguiu intercetar o BMW dos assaltantes, que já estavam a fugir, numa rua próxima do local do crime.
E foi nesta ocasião que os agentes descobriram que no carro seguia também a filha do casal de ladrões. A bebé tinha permanecido no automóvel, junto da mãe, enquanto o pai sequestrava, agredia e roubava os idosos. Após a detenção dos progenitores, a criança foi entregue ao cuidado de familiares.
Na sequência da detenção, a PSP efetuou buscas às residências dos assaltantes, em Matosinhos, e apreendeu 2700 euros em notas, ouro e 32 relógios de luxo que, suspeita-se, tenham sido roubados noutras situações. Encontrou ainda ferramentas usadas parar arrombar portas, luvas, toucas e máscaras semelhantes às utilizadas pelos protagonistas da série “Casa de Papel”, que utilizavam durante os roubos.
O pai da criança, apurou o JN, é um velho conhecido da Polícia pela autoria de roubos ao longo de muitos anos. Sempre com recurso a métodos violentos. Nesta quinta-feira, tal como a companheira e o comparsa, ficará a conhecer a medida de coação no final do interrogatório judicial.