O Tribunal de Instrução Criminal do Porto vai ouvir Fernando Madureira, o antigo líder da claque dos Super Dragões, e a mulher, Sandra, na manhã desta sexta-feira, na instrução do processo que resultou da Operação Pretoriano. A audição de outros três arguidos deverá ocorrer no dia 25 de outubro.
Corpo do artigo
A instrução foi requerida por nove dos arguidos e o tribunal decidiu interrogar o casal Madureira, Carlos Nunes, José Pedro Pereira e Fernando Saúl, estes com audição marcada para a próxima semana.
A operação Pretoriano, que levou à constituição de 12 arguidos, surgiu na sequência de distúrbios ocorridos, em novembro de 2023, durante uma Assembleia Geral Extraordinária do Futebol Clube do Porto, durante a qual sócios foram agredidos e outros intimidados.
Fernando Madureira está indiciado pelos crimes de ofensas à integridade física, coação agravada, ameaça, além de instigação pública a um crime e arremesso de objeto e é o único arguido que se mantém em prisão preventiva.
A defesa dos arguidos decidiu requerer a abertura de instrução por discordar das imputações criminais do Ministério Público.