Casal suspeito de burlar empresários em 850 mil euros detido no aeroporto de Lisboa
Um casal, com 28 e 30 anos, suspeito de burlar empresários, através do método "CEO Fraud", em cerca de 850 mil euros, foi detido, esta quarta-feira, no aeroporto de Lisboa. O homem e a mulher são cúmplices de outros dois criminosos já detidos em novembro do ano passado, no âmbito de uma investigação da PJ do Porto.
Corpo do artigo
De acordo com a investigação, o casal faz parte de uma organização criminosa de caráter transnacional que, "através das contas bancárias abertas em nome das falsas identidades individuais e das sociedades que criaram, fazia circular fundos de proveniência ilícita, com origem em diferentes crimes, designadamente informáticos ou cometidos por meio informático".
Os detidos usavam o método do "CEO Fraud", que consiste em levar um responsável da empresa vítima a transferir dinheiro para uma conta controlada por criminosos, pensando estar a saldar uma fatura de um parceiro comercial legítimo. Regra geral, os criminosos conseguem imiscuírem-se nas comunicações internas da empresa para poder atuar no momento certo de uma transação.
Os dois detidos vão ser, esta quinta-feira, levados ao Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos para aplicação das medidas de coação.