A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou uma organização que se dedicava a burlas, vulgarmente conhecidas por “Olá pai, Olá mãe” e “Job Scam”, cujos suspeitos "viviam desafogada e exclusivamente desta atividade ilícita". Um homem de 21 anos e uma mulher de 31 foram constituídos arguidos.
Corpo do artigo
Segundo a PJ, que investigou a rede através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, nas buscas realizadas à residência e empresa dos suspeitos, localizadas na área de Lisboa, foram apreendidos seis SMS Gateway (dispositivo que usa modems GSM ou dispositivos físicos para enviar mensagens diretamente via rede móvel).
Além dos dispositivos, que operavam simultaneamente com 224 cartões SIM, a PJ apreendeu equipamentos informáticos, telemóveis e cerca de 13 mil cartões SIM, de várias operadoras nacionais e europeias, utilizados para a prática das burlas.
Os SMS Gateways aprendidos permitiam remeter mensagens de forma massiva e terão lesado um número indeterminado de vítimas, "presumivelmente na ordem dos milhares", segundo a PJ.
Além dos dois identificados, há um terceiro suspeito em parte incerta.