O julgamento do caso BES, a pedido do coletivo a quem o processo foi distribuído, vai ser o primeiro a contar com o apoio de uma nova estrutura criada pelo Conselho Superior da Magistratura (CSM) com o objetivo de preparar e tratar previamente a informação dos megaprocessos.
Corpo do artigo
Localizada no Conselho, chama-se Apoio Logístico à Tramitação de Elevada Complexidade (ALTEC) e está equipa com a tecnologia mais recente. Conta com a participação de juízes, assessores, oficiais de justiça e funcionários de tribunais.
Segundo o CSM, o pedido inicial partirá sempre do juiz titular do processo que avaliará, com a estrutura ALTEC, "as necessidades e a otimização dos equipamentos necessários para o melhor tratamento e análise da informação".
Nos dia 8 e 9 de fevereiro, a Comarca de Lisboa e o Conselho Superior da Magistratura vão realizar um encontro para discutir os megaprocessos da Justiça. Para o primeiro dia da conferência, está prevista a apresentação de um estudo quantitativo e qualitativo, realizado ao longo dos últimos dois anos, sobre os processos de especial complexidade tramitados na Comarca de Lisboa.