Cinco cidadãos estrangeiros foram detidos pela Polícia Judiciária (PJ), nos últimos dias, no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, por transportarem, desde um país da América do Sul, cocaína correspondente a, pelo menos, 119 mil doses individuais.
Corpo do artigo
Segundo a PJ, parte do produto estupefaciente apreendido era transportado no interior do organismo de um dos cidadãos, enquanto os restantes suspeitos traziam o produto dissimulado à volta do corpo e um deles na bagagem.
"Pese embora os elevados riscos para a vida humana, as redes criminosas continuam a recrutar correios humanos, frequentemente jovens adultos em situação de grande carência económica e/ou emocional, para transportar quantidades significativas de droga no interior do organismo, aliciando-os com avultadas quantias monetárias e, ao mesmo tempo, com falsas informações quanto aos efetivos riscos que irão enfrentar, incluindo para a sua vida", alertou, esta terça-feira, aquele órgõ de polícia criminal.
Os detidos têm entre os 22 e os 48 anos e vão ser apresentados a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.
As investigações prosseguem.