
PSP destacou "os excelentes resultados" desta operação
Foto: Miguel Pereira da Silva / Arquivo
A operação especial de prevenção criminal realizada esta quarta-feira nas zonas da Alta de Lisboa, Ameixoeira e Bairro Casalinho da Ajuda, na capital, resultou na detenção de cinco homens e na apreensão de cinco armas de fogo, revelou a PSP.
Corpo do artigo
Foram também apreendidas duas réplicas de arma de fogo, duas armas brancas (facas de grandes dimensões), 296 munições de vários calibres, 246 doses individuais de haxixe, 17 doses individuais de cocaína e centenas de artigos pirotécnicos, informou o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da Polícia de Segurança Pública (PSP).
Em comunicado, a PSP destacou "os excelentes resultados" desta operação, que permitiram retirar de circulação cinco armas de fogo, entre outras armas, "que já não serão utilizadas para cometer ilícitos criminais, deixando assim as ruas mais seguras".
Esta operação especial de prevenção criminal da PSP decorreu desde as 7 horas de hoje, em estreita colaboração com o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, dando cumprimento a 16 mandados de busca e apreensão (15 domiciliários e um não domiciliário), na Alta de Lisboa, Ameixoeira e no Bairro Casalinho da Ajuda.
Os cinco homens detidos têm entre 20 e 40 anos, indicou a mesma força de segurança, referindo que três foram notificados para comparecer na quinta-feira no Tribunal de Lisboa, enquanto dois irão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para conhecerem as respetivas medidas de coação.
De acordo com a PSP, esta operação foi realizada na sequência de "várias denúncias de disparos de arma de fogo efetuados naqueles locais, o que fez com que os moradores sentissem um forte sentimento de insegurança".
"Deste modo, houve necessidade de desenvolver uma ação disruptiva de modo a devolver a ordem e tranquilidades públicas nestas localidades", afirmou a polícia.
No primeiro balanço da operação, enquanto a mesma ainda decorria, o comissário da PSP Tiago Costa revelou que foram detidos cinco homens, alguns com antecedentes criminais e que já estavam na mira da polícia, e adiantou que esta intervenção policial envolveu cerca de 100 elementos das valências de investigação criminal, equipas de ordem pública e ainda a Unidade Especial de Polícia.
Em comunicado, a PSP reforçou que continuará "extremamente atenta" a este tipo de fenómenos criminais, "existindo uma forte probabilidade de desenvolver mais operações desta natureza ainda durante este ano".
A operação envolveu cerca de 100 elementos das valências de investigação criminal, equipas de ordem pública e ainda a Unidade Especial de Polícia.
