Cinco reclusos escapam da prisão de Vale de Judeus com escada lançada do exterior
Cinco reclusos evadiram-se, neste sábado de manhã, às 10 horas, do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, em Alcoentre. Dois deles, Fernando Ferreira e Fábio Loureiro, cumpriam penas de 25 anos de prisão, por crimes como tráfico de droga, furto e associação criminosa.
Corpo do artigo
Os homens utilizaram uma escada lançada do exterior para fugir da prisão, com a ajuda de três cúmplices no exterior. Posteriormente, fugiram do local num Mercedes e num Volvo, ambos de cor escura.
Os evadidos são dois portugueses, um georgiano, um argentino e um cidadão britânico, com idades entre os os 33 e os 61 anos. Entre os crimes de que são suspeitos, em diversos processos, estão ameaça, furto, injúria, tráfico de droga, associação criminosa, sequestro e falsificação.
Um deles liderava um grupo organizado e violento que se dedicava a assaltos à mão armada a ourivesarias, hipermercados e lojas.
"Foram feitas imediatamente as comunicações devidas aos órgãos de polícia criminal com vista à recaptura dos evadidos e internamente foi aberto processo de inquérito a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção, coordenado por Magistrado do Ministério Público", revela a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, em comunicado.
Estes são os reclusos evadidos
Fernando Ribeiro Ferreira - 63 anos, condenado a 25 anos pelos crimes de tráfico de estupefacientes, associação criminosa, furto, roubo e rapto;
Rodolfo José Lohrmann - 61 anos, condenado a 18 anos e 10 meses pelos crimes de associação criminosa, furto, roubo, falsas declarações e branqueamento de capitais;
Mark Cameron Roscaleer - 37 anos, condenado a nove anos, pelos crimes de sequestro e roubo;
Shergili Farjiani - 42 anos, condenado a sete anos, pelos crimes de furto, violência depois da subtração e falsificação de documentos;
Fábio Fernandes Santos Loureiro - 34 anos, condenado a 25 anos, pelos crimes de tráfico de menor quantidade, associação criminosa, extorsão, branqueamento de capitais, injuria, furto qualificado, resistência e coação sobre funcionário e condução sem habilitação legal.