Clã galego sofre duro golpe após descarga de 1600 quilos de cocaína em Peniche
Polícia Judiciária e Guardia Civil espanhola acreditam ter desmantelado “Los Piturros”, organização que abastece a Europa de droga desde a década de 80 do século passado.
Corpo do artigo
Numa operação conjunta, ocorrida na manhã da passada terça-feira, simultaneamente em Pontevedra, Corunha, Ourense (Espanha) e em Monção (Portugal), a Guarda Civil e a Polícia Judiciária de Leiria deram um golpe que esperam ter sido "fatal" no tristemente conhecido "Clã de Los Piturros". A organização criminosa sediada na Galiza, que opera no tráfico internacional desde a década de 1980, terá sido responsável pela descarga, já este ano, de quase duas toneladas de cocaína em praias da zona de Peniche, de onde deveriam ser encaminhadas para a Galiza e dali para o resto da Europa.
Na "Operação Nazaré" foram detidas nove pessoas em 11 buscas efetuadas na Galiza. Também houve buscas numa empresa de Monção, dedicada à construção de barcos, onde foram recolhidos documentos que poderão explicar a forma como o clã criminoso ali se forneceu de "lanchas voadoras".