Cobrou 14 mil euros a seis clientes mas não lhes instalou as caldeiras e painéis solares

Homem de Barcelos começa a ser juçgado por burla com instalação de equipamentos, como painés solares, que nunca concretizou
Foto: DR
Bruno Maciel, de 41 anos, de Galegos, Barcelos, começa a ser julgado no Tribunal de Braga por burla qualificada e falsificação de documento. Está acusado de cobrar 14.795 euros a seis pessoas para lhes instalar caldeiras de aquecimento, painéis solares e bombas de aquecimento, sem nunca o fazer.
Corpo do artigo
A acusação refere que, em 2019, Bruno Maciel "decidiu obter ganhos através da publicitação, na internet, de serviços, venda e instalação de material, designadamente caldeiras, aquecimento central, painéis solares, bombas de calor e baterias, que cobrava aos seus clientes sem, no entanto, ter chegado a efetuá-los".
Dizendo-se "número um em reparações ao domicílio", criou uma empresa de instalação de aquecimento central, a BricoMaciel, Lda, e apresentou-se, ainda, como funcionário de uma outra firma do ramo.
A primeira vítima foi uma mulher de Tamel, Barcelos, que o contactou a pedir preço para instalação de aquecimento central a gás natural. O arguido foi a casa dela, fez um orçamento de 3674 euros mas pediu dois mil adiantados para comprar material, tendo dito que não aceitava que o pagamento fosse efetuado por cheque ou transferência bancária. E o pagamento foi feito em numerário. Em junho, pediu-lhe mais 500 euros. E foi duas vezes a casa da "cliente" para tirar medidas e colocar uns tubos, mas depois não voltou e não respondeu aos telefonemas.
Em agosto, outro cliente, de Esposende, ficou sem 2460 euros. O acusado chegou a dizer-lhe, por duas vezes, que o funcionário "ia a caminho". Depois, prometeu que devolvia o dinheiro, mas nunca mais lhe respondeu.
A um terceiro, em Paços de Brandão, disse que ia substituir a caldeira, com custo de 1750 euros. Ficou com o dinheiro.
Em 2022, burlou uma mulher da Trofa, que tinha uma avaria na caldeira, cobrando 2150 euros e ainda a convenceu a entregar-lhe mais 1150, ao todo 3300 euros.
Outro lesado foi um cidadão de Aveleda, Braga, que, em março de 2022, pagou 3450 euros para a instalação de painéis solares, bomba de calor e baterias.
Em setembro, enganou um homem de Santa Marta de Bouro, em Amares, que lhe entregou 2150 euros.
