Comandante, vice-presidente e tesoureira dos Bombeiros do Beato e Penha de França detidos pela PJ

Comandante, vice-presidente, tesoureira e um elemento da corporação de bombeiros estão indiciados da prática dos crimes de peculato, abuso de poder e ainda de peculato de uso
Foto: Bombeiros Voluntários do Beato e Penha de França
O comandante dos Bombeiros Voluntários do Beato e Penha de França e o vice-presidente e a tesoureira da respetiva associação humanitária foram detidos, esta quarta-feira, pela Polícia Judiciária (PJ), no âmbito da operação "Rescaldo", por, alegadamente, terem desviado verbas da instituição e usado indevidamente uma viatura de serviço. Um quarto elemento, bombeiro, foi igualmente constituído arguido pela Polícia Judiciária, no âmbito da Operação Rescaldo. Em comunicado, a PJ diz que são todos "indiciados" de crimes de peculato, peculato de uso e abuso de poder.
A PJ, que cumpriu três mandados de busca domiciliária e um de busca não domiciliária, suspeita que, "sob o alegado pretexto do reembolso de despesas e pagamento de ajudas de custo dos próprios ou de terceiros", o dinheiro dos bombeiros tenha sido desviado para as contas de um grupo "restrito" de pessoas da corporação.
Além disso, é investigado o uso indevido de uma viatura de serviço "para fins contrários aos que se destina e em benefício do comandante da associação humanitária e dos elementos do seu agregado familiar."
Suspeitos sem medo
A Judiciária diz que já tinha feito diligências de recolha de prova, inclusivamente duas buscas, mas os suspeitos continuaram a cometer atos ilegais no exercício das suas funções.
Na operação de hoje, cujo inquérito é titulado pelo Ministério Público, do Departamento de Investigação e Ação Penal e Lisboa, participaram cerca 30 elementos da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e de outras unidades da PJ.
Os três detidos serão apresentados a primeiro interrogatório judicial esta quinta-feira para aplicação de medidas de coação.
O JN tentou esta tarde obter uma reação do presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros do Beato e da Penha de França, mas tal não foi possível.

