A Polícia Judiciária de Leiria deteve um cidadão do leste europeu, de 53 anos, suspeito de ter comprado cerca de 31 mil euros em peças de ouro numa ourivesaria com o cartão de crédito que furtou a uma turista norte-americana, na zona da Nazaré.
Corpo do artigo
De acordo com informações recolhidas pelo JN, o indivíduo, que tem residência em Espanha, ter-se-á deslocado a Portugal com intuito de furtar turistas. Considerado um carteirista experiente, o homem disfarçava-se de turista, ostentando uma máquina fotográfica e adereços próprios de quem visita Portugal.
Na zona da Nazaré, imiscuiu-se num grupo de turistas norte-americanos e furtou o cartão de crédito de uma delas. Também levou algum dinheiro.
Em poucas horas, aproveitou o facto de ser um cartão que permite realizar compras de um grande valor, sem que seja necessário um código pin.
"Após proceder à falsificação dos cartões de crédito, o detido dirigiu-se a uma ourivesaria da região, adquirindo peças em ouro em valor próximo dos 31 mil euros, utilizando como meio de pagamento os cartões de crédito antes furtados", precisa a PJ de Leiria, que conseguiu, com a colaboração da PSP das Caldas da Rainha, localizar e deter o suspeito.
Vai esta quarta-feira a tribunal para ser interrogado por um juiz e lhe serem aplicadas as medidas de coação. Está indiciado pelos crimes de furto e abuso de cartão de crédito, ambos qualificados e ainda de falsificação.