Condenada por tentar matar ex-namorado tem de pagar mais pelo helitransporte do INEM que à vítima

INEM terá de receber 53 mil euros
Foto/Arquivo
O Tribunal de Setúbal condenou a oito anos de prisão uma mulher de 42 anos, toxicodependente, por ter tentado matar com quatro facadas o ex-companheiro, em casa deste, em Sines, após ser expulsa. A arguida foi condenada a pagar 7500 euros de indemnização à vítima e 53 mil ao INEM pelo transporte aéreo para um hospital.
Corpo do artigo
O crime aconteceu a 20 de maio de 2024 na casa da vítima com quem a agressora tinha uma relação, mas que terminou devido a discussões frequentes sobre o consumo excessivo de heroína e cocaína pela arguida. Antes de cair na toxicodependência, Rute Matos era hospedeira de bordo numa companhia aérea.
Perto das 2.30 horas, a arguida contactou a vítima pedindo-lhe ajuda por não ter onde pernoitar, tendo este acedido ao pedido. Dentro de casa, já perto das cinco horas, a mulher consumiu heroína e foi chamada à razão pelo ex-companheiro, que lhe disse que tinha que sair de casa.
Perante a ordem de expulsão, Rute apoderou-se de uma faca de cozinha e atacou a vítima por quatro vezes, atingindo o homem no torax, braço e cabeça. A vítima conseguiu escapar para a rua e pedir ajuda, trancando a mulher dentro de casa. A agressora conseguiu, ainda assim, fugir pela janela, mas viria a ser detida pela GNR em Vila Nova de Santo André, a cerca de 15 quilómetros de Sines. A vítima foi assistida no hospital e viria a sobreviver, apesar do violento ataque.
O Tribunal de Setúbal condenou a arguida pelo crime de homicídio qualificado tentado. O advogado, Pedro Pestana, vai recorrer, considerando que a pena foi excessiva e que não foi tido em conta a ausência de passado criminal e o facto de a arguida estar integrada socialmente à data do crime. Trabalhava como rececionista num parque de campismo em Vila Nova de Mil Fontes, Odemira, onde vivia.
