Condenado a 12 anos de prisão por tentar matar homem após discussão sobre futebol
O Tribunal de Viseu condenou um homem a 12 anos e dois meses de prisão por ter tentado matar outro homem, de 48 anos, por rivalidades clubísticas.
Corpo do artigo
O final da leitura do acórdão ficou marcado por um clima de tensão à porta do tribunal entre familiares da vítima e do arguido, que saiu pelo próprio pé do local por se encontrar em prisão domiciliária.
O caso remonta a 15 de setembro de 2022, junto a um café, na localidade de Avelal, no concelho de Sátão.
Os dois homens tinham assistido a um jogo do Benfica com a Juventus, para a Liga dos Campeões, em que os encarnados venceram por 2-1, e envolveram-se numa troca de palavras ainda no interior do estabelecimento.
Jorge Silva, o agressor, de 57 anos, abandonou o café, mas esperou pela vítima, Manuel Amaral, que, quando saiu, foi “atraída” por sinais luminosos de uma viatura.
O arguido disparou cinco tiros, tendo três deles atingido Manuel na cabeça, no peito e no ombro.
A vítima foi assistida no local e encaminhada para o Hospital de Viseu, onde foi operada e onde esteve internada nos Cuidados Intensivos, em estado crítico.
O agressor, sem antecedentes criminais, residente em Lisboa, estaria, naquela altura, a passar férias em Avelal, aldeia vizinha da terra natal da vítima. O Tribunal condenou-o agora a 12 anos e dois meses de prisão por homicídio qualificado agravado na forma tentada e detenção de arma proibida.