Com apenas 34 anos, um cidadão brasileiro que já cumpriu pesadas penas de cadeia no seu país foi agora detido pela Polícia Judiciária no Porto, por suspeitas de ter assaltado duas ourivesarias na baixa da cidade. O homem, que chegou a Portugal em janeiro, também é suspeito de traficar grandes quantidades de haxixe.
Corpo do artigo
Foi no dia 4 de maio, que o indivíduo entrou na ourivesaria "Inês e Miguel", situada na Rua Antero de Quental. Armado com uma pistola, ameaçou o dono, que acabou por agredir à coronhada, depois de este ter tentado resistir ao roubo. Daquele estabelecimento, o assaltante levou cerca de 3 mil euros em dinheiro e fugiu.
Apenas 12 dias depois, na terça-feira da semana passada, o mesmo homem entrou na ourivesaria "Lídia joia", junto dos Clérigos. Com a mesma arma, ameaçou a funcionária para levar cerca de 20 mil euros em peças de ouro e joias.
Apesar de o suspeito se ter rodeado de cuidados para não ser apanhado, os inspetores da PJ do Porto conseguiram identificá-lo e localizá-lo.
"Após a sua detenção, foram recuperadas algumas das peças roubadas, dinheiro e a pistola utilizada, tendo ainda sido apreendido produto estupefaciente, canábis (resina e folha), que daria para aproximadamente mais de 4500 doses diárias, pelo que o suspeito foi adicionalmente indiciado por tráfico de estupefacientes", precisa a PJ.
O homem, natural de São Paulo, foi condenado no Brasil a uma pena de cerca de 20 anos de prisão por crimes de roubo e tentativa de homicídio. Lá, cumpriu grande parte da pena e decidiu, recentemente mudar-se para Portugal.
Vai esta quarta-feira a tribunal, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.