Um homem foi detido na freguesia de Marvila, em Lisboa, por conduzir sem carta um quadriciclo em serviço turístico, informou, esta sexta-feira, a PSP. Desde 2022, o mesmo homem, de 36 anos, já tinha sido detido nove vezes por condução sem habilitação legal e mais algumas vezes por outros tipos de crimes.
Corpo do artigo
Conhecido dos polícias, o suspeito foi visto a conduzir um quadriciclo em serviço de turismo. Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP contou que “os polícias procederam à abordagem do suspeito e solicitaram os documentos pessoais, tendo o mesmo prontamente informado não ser possuidor de habilitação legal para conduzir, motivo pelo qual lhe foi dada voz de detenção”.
“Seguidamente”, prosseguiu o Cometlis, o suspeito “afirmou ainda já ter sido detido inúmeras vezes”. De facto, a PSP veio a apurar que, desde 2022, o arguido já tinha sido detido “por nove crimes de condução sem carta; cinco por crimes contra a autoridade pública; dois por crimes contra a segurança das comunicações; um crime por falsificação; e um por crimes económicos”.
A PSP verificou ainda que pendem sobre o detido 60 contraordenações e que é seu “apanágio não comparecer voluntariamente às audiências de julgamento para as quais é notificado”. Falhou, inclusivamente, as últimas duas notificações, pelo que “recolheu às celas de detenção do Cometlis, para posterior apresentação ao Ministério Público”, acrescentou.
O Cometlis indica que a entidade patronal do arguido teria “conhecimento”de que este não tinha carta de condução. Por isso, poderá ser imputada ao patrão a coautoria do crime de condução sem habilitação legal.
O veículo não se encontrava registado nos termos e, por isso, foi apreendido cautelarmente, de forma que não seja utilizado com a mesma finalidade.