Confirmados dez anos de prisão por matar inquilino com tubo de aspirador
O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a pena de dez anos de prisão aplicada pelo Tribunal Judicial de Leiria a um senhorio, de 65 anos, que matou o inquilino, de 55, com um tubo metálico de aspirador em Cortes, no concelho de Leiria, em agosto de 2022.
Corpo do artigo
“Tendo em atenção a moldura penal abstrata de 8 a 16 anos de prisão, não merece qualquer censura a pena de dez anos de prisão fixada pela primeira instância, porque [é] adequada e proporcional à culpa do recorrente e necessária à satisfação das necessidades de reprovação e de reposição social do bem jurídico violado, a vida”, lê-se no acórdão, a que o JN teve acesso, assinado pelos juízes desembargadores Alcina Ribeiro, Ana Carolina Cardoso e Paulo Guerra.
Segundo a acusação, a vítima manteve um relacionamento com uma mulher, tendo o casal fixado residência em Cortes, Leiria, num quarto arrendado ao arguido, que vivia na mesma residência. Entre a rutura deste relacionamento, em finais de julho de 2022, e o início de agosto, a vítima deslocou-se várias vezes à residência, numa das quais ocorreu um desentendimento entre os dois homens.