Ex-conselheiro do Chega condenado por atacar rival do partido com faca e corrente
O ex-conselheiro nacional do Chega, João Rogério Silva, foi condenado, esta terça-feira, pelo Tribunal de Oliveira do Hospital, a dois anos de prisão, com pena suspensa, por um crime de dano com violência. Num ajuste de contas, em 2023, atacou o rival interno do partido em Oliveira do Hospital, António José Cardoso, com uma faca militar e uma mangueira com uma corrente de ferro no interior. Ao JN, diz que vai recorrer e que já saiu, por causa deste caso, do Conselho Nacional.
Corpo do artigo
O Tribunal de Oliveira do Hospital deu como provada a versão da vítima, num caso que remonta a 19 de março de 2023. António Cardoso conduzia em direção a Mangualde quando teve o carro abalroado pelo automóvel de João Rogério, à data líder da concelhia do Chega em Oliveira do Hospital.
Quando pararam, João Rogério saiu do carro, munido de uma faca militar e da mangueira com uma corrente dentro, e desferiu várias pancadas no automóvel onde estava António Cardoso, que se trancou no seu interior. O ex-conselheiro nacional apontou então a faca ao rival e ameaçou-o de morte.