Convocada concentração em solidariedade com os imigrantes no Campo 24 de Agosto
Diversos movimentos e associações cívicas convocaram para esta noite uma concentração no Campo 24 de Agosto, no Porto, em "solidariedade para com os imigrantes, especialmente aqueles que foram alvo de recentes ataques violentos".
Corpo do artigo
O SOS Racismo, um dos movimentos envolvidos na manifestação, acusou, este sábado, "grupos racistas e xenófobos" de organizar ataques a imigrantes no Porto, os mais recentes, perpetrados na madrugada de ontem (sexta-feira), provocaram ferimentos em pelos menos três imigrantes, um dos quais se mantém internado no Hospital de Santo António.
Para aquele movimento, "são muitos, são demasiados os casos de violência racista e xenófoba – e não acontecem no vazio. Estes grupos atuam de forma concertada, porque se sentem legitimados. Legitimados pelo discurso de ódio da extrema-direita e por narrativas e discursos populistas e racistas de altos responsáveis políticos, que têm vindo a fazer associações falsas entre a criminalidade e a imigração, fornecendo o combustível necessário para alimentar a violência contra imigrantes e legitimar milícias racistas e xenófobas".
Também o Bloco de Esquerda se associou à concentração, com Mariana Mortágua a acusar que, "quem censura a memória do colonialismo abre a porta à violência no presente", pedindo "punição exemplar dos agressores, nem um dia de silêncio contra a política de ódio".
A concentração tem início previsto para as 22 horas.