O corpo encontrado esta segunda-feira, numa mata nas traseiras do Colégio de São José, Lisboa, foi identificado como sendo o de Avelina Ferreira, desaparecida em dezembro do ano passado.
Corpo do artigo
Avelina Ferreira, 73 anos, desapareceu a 12 de dezembro do ano passado, depois de ter entrado nas urgências do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa. O corpo da mulher foi encontrado esta manhã, em avançado estado de decomposição, numa mata nas traseiras do Colégio de São José, perto do hospital.
Avelina Ferreira tinha desaparecido depois de ter entrado sozinha nas urgências do hospital, uma vez que o marido foi impedido de a acompanhar. O homem esteve sete horas à espera do lado de fora das urgências, até descobrir que Avelina tinha desaparecido sem que ninguém tivesse dado conta. Enquanto esperava para ser observada, terá saído pelo próprio pé e não voltou a ser vista.
A família culpou o hospital por ter impedido que o marido da utente a acompanhasse no serviço de urgência, tendo sido obrigado a aguardar na sala de espera. Em janeiro, lançou uma petição na qual se pedem mecanismos que previnam o desaparecimento de pessoas com demência.
Questionada pela Lusa, fonte disse que os procedimentos lançados em janeiro continuam, desconhecendo se a família vai tomar outras medidas.