A PSP está a realizar buscas na residência oficial de António Costa e dos ministérios do Ambiente e Infraestruturas, apurou o JN. O chefe de gabinete do primeiro-ministro, Vítor Escária, e o amigo de António Costa e consultor Diogo Lacerda Machado foram detidos. Quinze magistrados acompanham 40 buscas em todo o país.
Corpo do artigo
Segundo informações recolhidas pelo JN, em causa estão crimes de tráfico de influência, corrupção, participação económica em negócio e branqueamento de capitais. São suspeitas que se prendem com os contratos de exploração de lítio e hidrogénio verde.
Foram procuradores do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) que pediram as buscas para recolher elementos de prova. As diligências foram validadas por um juiz de instrução criminal.
O JN sabe ainda que também há buscas a decorrer em casa do atual ministro das Infraestruturas, João Galamba, e em casa do ex-ministro do ambiente João Matos Fernandes.
A investigação decorre desde 2019, tendo sido criada uma equipa própria dentro do DCIAP para a realizar, que alargou o inquérito a outras áreas.
Estão a ser realizadas 40 buscas, acompanhadas por 15 magistrados.
O jornal "Público" avançou ainda que o presidente da Câmara de Sines, o socialista Nuno Mascarenhas, foi também detido, bem como dois executivos de empresas. Embora não sejam identificados todos os detidos, alguns meios de comunicação social já indicaram que os administradores da sociedade Start Campus de Sines serão Afonso Salema e Rui Oliveira Neves.
Ministério do Ambiente confirma buscas nas instalações
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática confirmou hoje à Lusa a realização de buscas da PSP nas suas instalações.
Fonte oficial do ministério de Duarte Cordeiro disse, no entanto, não conhecer ainda o motivo das diligências.
140 polícias na operação
Fonte da PSP referiu à Lusa que foram mobilizados cerca de 140 polícias para a operação de buscas e que o inquérito está a cargo do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). As buscas decorrem em vários pontos do país.