A criminalidade no concelho de Lisboa registou, em 2024, a segunda maior descida numa década. Os dados, que ainda não consolidados, apontam para uma diminuição de 12,6% na criminalidade geral e de 10,4% na grave e violenta.
Corpo do artigo
Os dados, que serão incluídos no Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), a apresentar na Assembleia da República até ao dia 31 de março, são revelados esta terça-feira pelo "Diário de Notícias" e dão conta igualmente de uma descida em todos os concelhos do distrito da responsabilidade do Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.
A descida de 12,6% na criminalidade geral corresponde a 28 147 crimes participados, segundo os números revelados àquele jornal pelo Cometlis, sendo este o terceiro número mais baixo da década, apenas superado pelos valores registados durante a pandemia de covid-19.
Quanto à criminalidade violenta e grave, e num comparativo com todos os concelhos da área da PSP, aponta-se para uma estagnação do número de crimes participados (descida de 1,4%), com cerca de cinco mil ocorrências.
Recorde-se que, no início de janeiro, numa entrevista àquele jornal, Carlos Moedas, presidente da Câmara de Lisboa, salientava que "hoje há crimes mais violentos na cidade e as pessoas estão preocupadas".