A Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP) organizou uma conferência Internacional sobre o tema dos novos desafios da investigação sobre criminalidade organizada. As palestras reuniram investigadores internacionais de criminologia, elementos dos órgãos de polícia criminal e outros profissionais do sistema de justiça.
Corpo do artigo
"Num contexto de forte globalização e de emergência de novas tecnologias, o crime tem vindo a adotar novas práticas e a desenvolver-se em diferentes contextos, envolvendo delinquentes tecnicamente mais bem preparados e crescentemente organizados numa estrutura reticular". É para analisar esta e outras temáticas que a Escola de Criminologia da FDUP organizou a conferência que, além de académicos também reuniu polícias com o objetivo de partilhar os seus conhecimentos e experiências concretas.
A conferência que termina esta sexta-feira contou com uma palestra do professor Edward Kleemans, vice-diretor da Faculdade de Direito da Universidade Livre de Amesterdão, "nome muito importante na criminologia internacional e especialmente no estudo do crime organizado", explica a organização.
Na quinta-feira, foi o fundador da FDUP e da sua Escola de Criminologia, professor Cândido da Agra, a dar uma palestra intitulada: "Crime Organizado? A palavra e o conceito na perspetiva de uma Criminologia reticular".