Os CTT - Correios de Portugal alertaram hoje para "esquemas de 'phishing'" (fraude) que estão a circular na Internet e nas redes sociais utilizando, de forma abusiva, o nome e a imagem da empresa.
Corpo do artigo
Em comunicado, os CTT referem que "esquemas de 'phishing' com alegadas encomendas para levantar são muito frequentes e podem chegar através de 'email', SMS ou aliciamento através das redes sociais", tratando-se de abordagens que "não são verdadeiras", mas antes "uma tentativa falsa com vista à obtenção de dados pessoais e bancários, sem qualquer ligação aos CTT".
O 'phishing' é uma técnica de fraude online em que, através de mensagens SMS, e-mails ou publicações nas redes sociais, se tenta obter informações confidenciais, como contas de login, passwords ou detalhes bancários, usando a identidade de instituições de confiança como se de comunicações oficiais se tratasse.
O objetivo destas comunicações é encaminhar o utilizador para um site falso, de modo que este forneça os seus dados confidenciais, explicam os CTT.