"Decisão histórica" leva a julgamento a morte de 92 animais em canis de Santo Tirso
O Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos decidiu levar a julgamento as donas de dois canis de Santo Tirso onde morreram 92 animais, bem como o veterinário municipal e a coordenadora da proteção civil. O Ministério Público arquivara o processo mas o juiz de instrução considerou haver indícios suficientes de crime.
Corpo do artigo
A decisão instrutória da passada segunda-feira considerou suficientemente indiciados 92 crimes de maus-tratos de animais de companhia agravados e dezenas de crimes de maus tratos simples e determinou a ida a tribunal dos arguidos que revelaram “uma incompreensível inércia, que ultrapassa claramente a mera negligência, tal o desprezo evidenciado quanto à sorte daqueles seres vivos”.
A presidente do PAN, Inês Sousa Real, considerou a decisão “histórica”. Pela primeira vez no nosso país, entidades públicas vão “responder em julgamento por omissão de auxílio contra estes animais”, explicou. Também o advogado da associação MIDAS ficou satisfeito com a decisão. “Finalmente a Justiça começa a funcionar no caso de Santo Tirso”, afirmou Pedro Ribeiro Castro ao JN.