Uma operação policial levada a cabo pela PJ, nos últimos dias, permitiu o desmantelamento de um grupo criminoso dedicado à introdução de "grandes quantidades de cocaína" no continente europeu. Quatro homens foram detidos e 251 quilos de cocaína foram apreendidos.
Corpo do artigo
Segundo a PJ, a droga, transportada em dois contentores marítimos que entraram em território nacional através do Porto de Setúbal, "encontrava-se escondida em orifícios localizados na estrutura de madeira das paletes de carga que acondicionavam um carregamento de ananases, proveniente de um país da América Latina".
Segundo o que a investigação apurou, os contentores foram posteriormente transportados até um armazém na zona centro do país onde a droga seria retirada das paletes para depois seguir, ao que tudo indica, para Espanha.
De acordo com a Polícia Judiciária, a investigação em curso "iniciou-se na sequência de troca de informação no quadro do Global Drug Intelligence Network, um projeto-piloto financiado pela União Europeia de que a Polícia Judiciária faz parte e que visa reforçar e tornar mais ágil o intercâmbio de informação operacional entre diversos países no domínio do combate ao tráfico de estupefacientes em larga escala".
Além da droga, a PJ apreendeu vários telemóveis, diversa documentaçãoe duas viaturas, uma delas comercial com um compartimento especialmente criado para o transporte dissimulado de droga.
Os detidos, todos estrangeiros e entre os 33 e os 52 anos, irão ser apresentados à autoridade judiciária para aplicação de medidas de coação. As investigações prosseguem.