Uma operação da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desmantelou um matadouro clandestino onde se procedia ao abate ilegal de animais de várias espécies em Bragança. Foram apreendidas 381 quilos de carne, instrumentos de abate e corte e de pesagem e diversa documentação.
Corpo do artigo
A ação preventiva decorreu no âmbito da Operação Páscoa, ainda em curso. Após diligências de vigilância e investigação, foi possível identificar e localizar um matadouro onde os animais eram abatidOs clandestinamente, sem condições técnico-funcionais e de higiene. Depois, os "géneros alimentícios avariados" eram comercializados e distribuídos para estabelecimentos de restauração e talhos da zona norte do país.
"Foram cumpridos dois mandados de busca não domiciliários e apreendidos 381 quilos de carne de ovino, caprino e bovino, instrumentos de abate e corte (facas, fuzil, cutelo, serra, machado, entre outros), instrumentos de pesagem (balanças) e diversa documentação relevante para efeitos probatórios, num valor aproximado de 6 mil euros", informa a ASAE através de comunicado.
Uma perícia, por médico veterinário oficial, confirmou o estado de degradação dos produtos, impróprios para consumo humano, pelo que foi determinada a sua destruição e encaminhamento para transformação em estabelecimento oficial.
A operação, a cargo da Unidade Regional do Norte, contou com o apoio da Divisão de Análise e Pesquisa de Informações da ASAE.