A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ontem, em Leiria, um cidadão estrangeiro, com 38 anos, por burla qualificada, associação criminosa e branqueamento de capitais tendo por base o fenómeno conhecido por “Olá Mãe/Olá Pai”. Foram apreendidos 49 "modem's", que operavam mais de 1500 cartões SIM em simultâneo.
Corpo do artigo
A investigação começou na sequência de uma denúncia recebida no passado mês de janeiro, e as diligências realizadas pelo Departamento de Investigação Criminal de Leiria da PJ "permitiu identificar coincidências e apensar mais sete inquéritos, notando-se a utilização massiva de números de telemóveis irrepetíveis, de operadoras nacionais, para a prática deste tipo de ilícito", revelou a PJ, em comunicado divulgado esta terça-feira.
No decorrer da operação, a Judiciária apreendeu 49 “modem´s”, que acoplavam 32 cartões SIM por aparelho, permitindo operar 1.568 cartões em simultâneo. Salienta a PJ que "esta capacidade, num primeiro momento, permitia a criação de milhares de contas, principalmente no WhatsApp, bem como a remessa/receção de mensagens na ordem dos milhares por dia", a partir da residência do detido.
Segundo a PJ, registava-se uma utilização massiva de milhares de cartões, tendo sido apreendidos 32 mil cartões já utilizados nas práticas criminosas. Foi, também, identificada a interação com terceiros, em rede, sendo recolhida prova de suspeitos residentes num país do Centro da Europa.
Foram, ainda, constituídas arguidas e aplicado Termo de Identidade e Residência a duas mulheres, esposa e filha do detido, indiciadas pela coautoria do mesmo crime.