A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Boliqueime, no Algarve, o escocês William Byrne, um dos homens mais procurados no Reino Unido. O indivíduo, de 40 anos, é suspeito de ser o líder de uma organização criminosa internacional dedicada ao tráfico em grandes quantidades de cocaína e haxixe na Escócia.
Corpo do artigo
A detenção ocorreu no contexto de cooperação policial internacional com a National Crime Agency, do Reino Unido, em cumprimento de um mandado de detenção internacional emitido pelas autoridades judiciárias britânicas.
O detido encontrava-se em fuga há cerca de dois anos, após ter sido alvo de uma decisão judicial, e sobre ele recaem "fortes suspeitas da prática dos crimes de associação criminosa e de tráfico de estupefacientes", refere a PJ, em comunicado divulgado esta quinta-feira.
Segundo as autoridades, a sua atividade criminosa no Reino Unido incluía episódios de violência e fuga às autoridades com tentativas de atropelamento.
De acordo com informações recolhidas pelo JN, William Byrne trabalhava em colaboração com outros grupos a operar na Europa e noutros territórios, traficando droga para a Escócia e o Reino Unido, sendo Portugal um ponto estratégico da rede.
O suspeito, cidadão estrangeiro, foi encontrado na posse de identidade falsa.
Apresentado na quarta-feira ao Tribunal da Relação em Évora para apreciação do seu processo de extradição para o país requerente, a Escócia, ficou em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja.