
A PSP deteve um homem para cumprir pena por violência doméstica contra a mãe
Foto: Paulo Novais/Lusa
A PSP deteve, este domingo, um homem, de 58 anos, que se encontrava em fuga à justiça. Sobre o indivíduo, natural da Marinha Grande e residente em Monte Real, pendia um mandado de detenção para o cumprimento do remanescente de uma pena de prisão pelo crime de violência doméstica contra a mãe, que tinha 80 anos à data do crime.
O detido havia sido condenado a duas penas de prisão sucessivas - uma de dois anos e oito meses e outra de três anos - por factos praticados em 2013.
Os crimes, revelou a PSP esta quarta-feira, "incluíram violência psicológica recorrente, ameaças de morte, danos reiterados em bens da habitação da vítima, arrombamento da residência e mesmo agressões físicas que provocaram hematomas na face da idosa, a qual apresentava ainda dificuldades de locomoção e problemas de saúde significativos".
Depois de ter beneficiado de liberdade condicional, em junho de 2023, e apesar de cumprir as regras durante os primeiros 11 meses, deixou de o fazer a partir de maio de 2024, mantendo-se posteriormente em fuga desde julho de 2025. À data do início deste incumprimento das regras de liberdade condicional, estava a cerca de um ano do termo da pena.
A detenção foi efetuada em cumprimento de um mandado emitido pelo Tribunal de Execução de Penas de Coimbra. Após ser localizado e capturado pela PSP, o homem foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Leiria, onde irá agora cumprir o tempo que restava das suas condenações.

