Um homem de 47 anos, suspeito de abuso sexual de crianças, importunação sexual e resistência e coação sobre funcionário foi detido pela Polícia Judiciária, em Lisboa. Terá feito pelo menos 12 vítimas, todas do sexo feminino, com idades entre os 10 e os 54 anos. Ficou em prisão preventiva.
Corpo do artigo
A PJ teve conhecimento do caso em outubro deste ano, após um funcionário de uma escola em Belém ter testemunhado um homem a aproximar-se das grades e a exibir os genitais a uma menina de 10 anos de idade. Apurou-se então que o mesmo suspeito vinha já replicando aquela ação há algum tempo junto de outros estabelecimentos de ensino na mesma zona.
Em setembro, foi abordado por uma patrulha da PSP que recebera um alerta para um homem armado nas imediações de uma escola básica. O suspeito reagiu de modo agressivo, resistiu à detenção e agrediu um polícia que necessitou de tratamento hospitalar. Apesar de ter sido identificado positivamente como o autor atos exibicionistas por uma testemunha, foi colocado em liberdade pelo juiz de instrução criminal.
O homem continuou com os atos exibicionistas, tendo gerado "na altura forte alarme social e grande mediatismo da parte da Comunicação Social, face à gravidade dos factos", refere a PJ, em comunicado. A PSP intensificou o policiamento junto das escolas de Belém na tentativa de intercetar o suspeito em flagrante delito.
Em outubro, o caso chegou à Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo da PJ, que verificou que existiam já vários inquéritos a correr contra este suspeito, relativamente à importunação sexual de mulheres. Após diligências, o homem, de 47 anos, foi detido.
Está indiciado de vários crimes de abuso sexual de crianças, de importunação sexual e resistência e coação sobre funcionário, sobre 12 vítimas, todas do sexo feminino e com idades entre os 10 e os 54 anos. O detido, com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de crime, foi presente a primeiro interrogatório de arguido detido, no Tribunal Judicial de Lisboa, sendo-lhe aplicada, a medida de coação de prisão preventiva.