Um homem de 31 anos foi detido, fora de flagrante delito, na quinta-feira, pela PSP, na freguesia de Santa Maria Maior, por suspeitas de ter cometido várias furtos em conferências realizadas na cidade de Lisboa.
Corpo do artigo
Segundo a PSP, o autor do crime preparava de "forma detalhada e meticulosa a sua ação, começando por estudar e selecionar as conferências de interesse". De seguida, revela a mesma fonte, "inscrevia-se nas mesmas e de forma discreta aparecia no evento".
Era no decorrer do "coffee break", momento em que a sala ficava vazia, que "sorrateiramente subtraía o equipamento informático dos participantes".
De seguida, acrescenta a PSP, "ausentava-se do espaço na posse do mais diversificado equipamento, desde computadores, tablets, telemóveis, auriculares e equipamento fotográficos".
O suspeito foi abordado pelos polícias da Divisão de Investigação Criminal nas imediações de um hotel, onde decorria uma conferência, na posse de um conjunto de sacos bloqueadores de sinal, "o que indiciava que se estaria a preparar para cometer um novo furto".
A PSP apreendeu diverso equipamento fotográfico, avaliado no valor aproximado de dezassete mil euros e que se suspeita ser proveniente da prática de furto.
O detido, com antecedentes criminais pela prática do mesmo tipo de crime, foi apresentado no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa – Juízo de Instrução de Lisboa, para 1.º interrogatório judicial, para aplicação de medida de coação.