Fernando Ribeiro Ferreira foi detido em Trás-os-Montes pela Polícia Judiciária, em colaboração com a GNR. O evadido da Prisão de Vale de Judeus estava num casebre em Castanheira da Chã, Montalegre. Cumpria uma pena de 24 anos de prisão associada a 11 condenações. Ainda há três reclusos, todos estrangeiros, a monte.
Corpo do artigo
O JN sabe que pelas 7 horas desta sexta-feira, munidos de um mandado de busca e detenção, os agentes da Unidade Nacional Contra-terrorismo da PJ irromperam pelo modesto casebre onde estava escondido Fernando, em Castanheira da Chã, apanhando-o de surpresa.
A operação da PJ, com a colaboração da GNR, foi possível após "um persistente, complexo e ininterrupto trabalho de investigação e de recolha de informação", efetuado a partir do dia da evasão do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, adiantou a PJ em comunicado.
Fernando Ferreira tem como data da primeira reclusão o ano de 1980. Tem uma extensa carreira criminal e está "referenciado pela prática de criminalidade especialmente violenta mas, também, no âmbito da criminalidade altamente organizada, dos quais se destacam os crimes de associação criminosa, homicídio, rapto, roubo à mão armada, tráfico de estupefacientes e detenção de arma proibida".
O recluso estava em fuga desde 7 de setembro de 2024, dia em que cinco prisioneiros, através do escalamento do muro e de uma escada, conseguiram escapar da Prisão de Vale de Judeus. Exatamente um mês depois, Fábio "Cigano" foi detido em Tânger, Marrocos, onde ainda aguarda extradição.
Agora, com a detenção de Fernando, foram já capturados os dois portugueses envolvidos na fuga. Há três reclusos, todos estrangeiros, ainda por capturar.