
PJ deteve membro de organização criminosa internacional dedicada ao tráfico de droga
Foto: Arquivo
Uma operação da PJ de Leiria deteve um homem de 41 anos suspeito de pertencer a uma organização internacional dedicada ao tráfico de estupefacientes e branqueamento de capitais. Foram apreendidas várias viaturas, motos e um relógio de valor elevado. O detido ficou em prisão preventiva.
Corpo do artigo
A investigação iniciou-se em janeiro deste ano e, em abril, já tinha conseguido apreender 320 quilos de folhas de canábis, devidamente acondicionadas em vácuo e dissimuladas na carga de um veículo pesado de mercadorias com destino ao norte da Europa, que foi também apreendido.
Uma operação da PJ realizou 13 buscas que culminaram na apreensão de três viaturas ligeiras de passageiros de gama alta, uma viatura ligeira de mercadorias, dois motociclos, três localizadores de GPS, três equipamentos de comunicação e um relógio de valor elevado.
Segundo a PJ, "trata-se de uma complexa organização criminosa, com elevados meios técnicos e que atua com recurso a manobras de contra vigilância e monitorização das autoridades".
Ainda segundo a PJ, os factos "causam alarme social, gerando violência e afetando de forma negativa a saúde e bem-estar da comunidade. Potenciam, ainda, outras práticas criminosas, associadas a crimes contra a propriedade e contra as pessoas, além do crime de branqueamento, cujo objetivo é a dissimulação dos proventos obtidos de forma ilícita".
O detido foi apresentado a primeiro interrogatório judicial e ficou em prisão preventiva.

