O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, na quarta-feira, ao final da tarde, um cidadão estrangeiro por "fortes indícios" de tráfico de menores, auxílio à imigração ilegal e falsificação de documentos, em Lisboa. O indivíduo encontrava-se no aeroporto à espera de dois menores, de 14 e 15 anos.
Corpo do artigo
Os menores, indica o SEF em nota divulgada esta quinta-feira, eram portadores de vistos Schengen falsificados e viajavam num voo oriundo de um país africano. O suspeito teria o "objetivo de auxiliar e facilitar a sua passagem para outro país europeu, por via terrestre".
De acordo com o SEF, "foi possível apurar, pela verificação do modus operandi utilizado, fortes indícios da prática dos crimes de tráfico de seres humanos e de auxilio à imigração ilegal".
Os menores foram acompanhados por uma equipa multidisciplinar vocacionada para casos de tráfico de seres humanos e encaminhados para uma casa abrigo destinada ao acolhimento de crianças e jovens vítimas deste crime.
Foram apreendidos documentos de viagem falsificados, diversa documentação relacionada com a prática do ilícito, dinheiro e um telemóvel.
O detido será apresentado em tribunal para primeiro interrogatório de arguido detido e aplicação das medidas de coação.